Previsão para início: 29/03/10
Horário: 18:00 às 22:00
Local: Sala de Culinária SESC Porto
Sabemos que o mercado Food Service tem crescido muito nos últimos anos, e quando o comparamos com o varejo tradicional, o crescimento chega ser quase o dobro.
Temos a informação da ABIA (Associação Brasileira da Indústrias de Alimentação) de que este mercado movimenta anualmente por volta de U$ 443 bilhões e a tendência é aumentar ao longo dos anos em função de alguns “drivers” como:• Falta de tempo;
• Mulher está cada vez mais presente no mercado de trabalho;• Congestionamentos constantes nas grandes cidades;
• Procura por conveniência;
• Maior tempo nos escritórios, entre outros.
As grandes empresas de alimentação já notaram este mercado e já estão no jogo, e as menores empresas já estão se movimentando com a intenção de abocanhar parte desta fatia do bolo.
O ponto de observação é o seguinte: Imaginem como será a aceleração de Food Service em 6 anos, já que teremos a Copa do Mundo em 2014 e Olimpíadas em 2016. Quantos restaurantes serão construídos, quantas redes de Fast Food entrarão no Brasil durante este período, quantos hotéis serão reformados e construídos nas regiões estratégicas, quem irá vender os produtos alimentícios nos estádios de futebol, qual será a verba destinada em mídia a favor deste mercado nestes períodos?
São tantas as perguntas e as respectivas respostas serão a chave para que as empresas possam capturar estas oportunidades.Acredita-se que o Brasil tem potencial de dobrar o tamanho no mercado de alimentação fora do lar em poucos anos.
Existe aí um grande potencial para o mercado brasileiro, mas como profissional da área deixo aqui duas perguntas:1. Temos o número suficiente de profissionais capacitados para atender a demanda atual?
2. Teremos profissionais capacitados para atender a demanda futura?
Isto tudo nos leva a seguinte reflexão: Precisamos nos preparar rapidamente, o tempo passa muito rápido.
Alexandre Silva
Artigo Publicado na Revista Food Serrvice Newshttp://www.foodservicenews.com.br/materia.php?id=454
Nenhum comentário:
Postar um comentário